sábado, 5 de junho de 2010

Cães da raça Shar-Pei

Shar Pei, também conhecido como Cão chinês de combate, foi desenvolvido na China, com origem incerta. Alguns acreditam ser descendente do Chow Chow.
A origem do Shar-Pei é incerta. Pode ser um descendente do Chow Chow, a quem se assemelha pela língua azul. É possível que tenha surgido inicialmente no Tibete ou no Norte da China há 20 séculos, sendo que os primeiros exemplares da raça eram bem maiores do que os atuais. Existem obras de arte antiqüíssimas (Dinastia Han, 206 a.c) que retratam o Shar-Pei. No passado esse excelente caçador dejavalis e guardador de rebanhos, era também utilizado para combates, esporte extremamente popular na China. Sua pele solta dificultava o abocanhar dos adversários de combate. O tipo físico original do Shar-Pei foi se perdendo na própria China, a partir do final da década de 40. Foi o preço pago pelo mundo canino em conseqüência da Revolução Comunista no país em 1949. Nessa época, a raça quase foi extinta, porque a posse de cães foi proibida. Abriu-se uma exceção para os cães de camponeses que comprovadamente os usavam para caça, os demais só poderiam ter o direito de existir se seus proprietários arcassem com multas altíssimas. Caso contrário, a sentença era a execução, cumprida pelos soldados de Mao Tse Tung. Os cães não trabalhadores do país viraram alimento para o povo esfomeado. Os poucos Shar-Peis sobreviventes tiveram que enfrentar o problema da desnutrição. Alimentando-se apenas com sobras das mesas dos camponeses, começaram a diminuir gradativamente de tamanho. A desnutrição impede que o tamanho ideal determinado pelo potencial genético seja atingido. Assim, filhotes de pais desnutridos tendem a nascer menores e mais fracos, por isso, o tamanho das novas gerações continuou menor.

Aparência


Sua principal característica é a pele macia e pendente em largas rugas. Quando filhote, as rugas são mais acentuadas, e vão diminuindo quando o cão vai atingindo a fase adulta, como se o cão estivesse "crescendo por dentro da pele". Na fase adulta as rugas devem estar localizadas sobre o crânio e a cernelha
É um animal compacto, ágil e forte, com altura entre 44 e 51 cm. Todas as cores sólidas são aceitas, exceto o branco. A cauda e a parte posterior das coxas são, freqüentemente, de uma cor mais clara. Um sombreado mais escuro sobre o dorso e nas orelhas é admissível.
As orelhas são pequenas e coladas à cabeça, podem ter tonalidade diferente do resto do corpo, principalmente nos exemplares fulvos e creme. A Cauda é grossa e redonda na raiz, afilando-se gradualmente na ponta. É inserida bem alta, uma característica distinta da raça. Pode ser portada alta e em curva; portada em anel fechado ou enroscada sobre o dorso ou caindo para um dos lados. Alguns Sharpeis devem fazer cirurgia nos olhos pois sua pele pode cair sobre eles.

Temperamento

É um cão tranquilo, bom, leal e muito apegado à família e às crianças, com quem tem grande paciência. Seu temperamento deve ser equilibrado. Este também pode ser agressivo quando está com outros cães. Trata-se de um animal territorial e muito dominante. É um cão que obedece a um só dono, portanto não aceita ordens de toda a gente. É um cão "snob" com estranhos, não aceitando que lhe passem a mão pela cabeça (sinal de dominância), contudo se não lhe fizerem nenhum mal ele passará pelas pessoas de igual forma, sem problema algum. Tem vontades muito próprias e é muito teimoso, o que é aborrecido para o treinar, tem que se ter muita paciência e ser acertivo.


Utilização

Nos tempos antigos o Shar-Pei foi utilizado como cão pastor e cão de caça. Tempos depois, já no século XX, nas décadas de 30 a 60 passou a ser criado para participar das tradicionais lutas de cães, passatempo predileto dos piratas e marinheiros chineses. Atualmente, serve para companhia.

PS: RSRSRSRS...por isso eu tenho charme!!!! (Lord St. Pierre)


http://pt.wikipedia.org/wiki/Shar-Pei

2 comentários:

  1. Ai Lord, você é puro charme! Além do que deve ser muito quentinho. Com o frio que faz aqui em Curitiba queria ter você bem pertnho de mim pra me aquecer rsrsrs.
    Lambidinhas carinhosas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. consertesa vc vas muito friu e eu tenho que ficar perto de vc para eu me esquentar.
      se não eu fico tambem fico com muita saudade.

      Excluir