terça-feira, 25 de maio de 2010

Vermifugação


O combate à verminose é talvez a principal preocupação que se deve ter com os cães. A grande maioria dos filhotes já nasce com uma quantidade menor ou maior de vermes, pois a cadela os transmite através da placenta e do leite. A primeira vermifugação pode ser feita, com orientação do médico veterinário, já a partir dos 28 dias de idade, podendo ser repetida uma vez ao mês até os seis meses de idade e a partir daí, a cada três, quatro ou seis meses, dependendo do ambiente onde o animal vive e da recomendação do médico veterinário.

Para evitar a transmissão de vermes da cadela gestante para os filhotes, deve-se vermifugá-la antes da cobertura, ou então a partir do quadragésimo quinto dia de gestação. No terço inicial da gestação, quando os filhotes estão sendo formados, não se recomenda a vermifugação da cadela.
É importante uma rigorosa higiene do ambiente onde o filhote permanece, bem como do local destinado como “banheiro” do filhote, com desinfetantes de boa qualidade e baixa toxicidade para que se evite a reinfestação do cão pelos  ovos dos vermes que são eliminados através das fezes, bem como a ocorrência de zoonoses (doenças transmitidas aos humanos através dos ovos de vermes dos cães).
A escolha de um bom vermífugo é o primeiro passo para um bom controle das verminoses.


Nenhum comentário:

Postar um comentário