terça-feira, 19 de abril de 2011

Filhote de pit bull encontrado queimado em Jaguariúna (SP) é disputado para adoção


Filhote no colo do veterinário Danilo Testa

Um filhote de pit bull, que foi encontrado com o corpo todo queimado em um matagal perto de uma linha férrea em Jaguariúna (a 113 km de São Paulo), está sendo disputado por interessados em adotá-lo. A suspeita é de que o cão tenha sido queimado com óleo quente. Ele recebeu o nome de Burne pela equipe veterinária que está realizando os tratamentos.

Burne foi encontrado no dia 28 de fevereiro por dois funcionários da prefeitura que carregavam pedras perto da linha férrea. O cão não conseguia abrir os olhos e quase não se mexia. Os dois funcionários decidiram levar Burne para a clínica do veterinário Danilo Testa. De acordo com ele, o cachorro chegou ao local praticamente em estado de choque, desnutrido e desidratado.

O irmão do veterinário decidiu, então, demonstrar a sua indignação com a crueldade contra o animal postando fotos no Facebook e um vídeo no YouTube, que recebeu cerca de dez mil acessos num só dia. Testa afirma que o futuro do animal ainda é incerto.

Após a divulgação, Burne está sendo disputado por interessados na adoção. Há até gente do exterior querendo levar o cachorro para casa. Mas, por enquanto, os dois funcionários que encontraram o animal terão prioridade. Burne também pode virar mascote da clínica.

De acordo com o veterinário, o tratamento do animal foi complicado no começo porque o cachorro chorava muito quando era necessário manipular as feridas. Quase um mês depois, Burne já consegue se alimentar e passa o dia brincando com uma poodle que também vive na clínica.

Na próxima semana, o cão passará por uma cirurgia plástica reparadora para a reconstituição das pálpebras. O objetivo é uma correção fisiológica para a lubrificação dos olhos. Atualmente está sendo necessário o uso de colírio. A cirurgia deve demorar cerca de 50 minutos e deve ser utilizada pele do dorso para o enxerto. A chance de sucesso é de 95%.